
3 dicas para implementar o SCRUM
Metodologia ágil para organização de projetos, o SCRUM é tendência entre gestores que buscam processos mais eficientes
Talvez você já tenha ouvido falar, mas nem sempre é fácil encontrar uma definição. Afinal, o que é SCRUM? Trata-se de uma metodologia para otimizar a organização de times de projetos. Com ele, é possível reestruturar cronogramas e fluxo, focando na etapa e no resultado. Isto é, de forma ágil e em escala. No SCRUM os projetos são divididos em ciclos (ou SPRINTS). No início, são definidas as tarefas de cada ciclo: essa intersecção de tarefas faz com que os times possam focar na entrega do resultado por partes. Lembrando também que é premissa que este time tenha reuniões periódicas para trocas de aprendizagens, disseminando conhecimentos e aprendendo com os erros. Ao final, são apresentados os resultados e então é planejada a execução do próximo ciclo.
Dica 1: Comece por etapas!
Como o conceito da própria metodologia indica, aqui a dica é: se você vai trabalhar com um projeto, dividida em ciclos com tarefas priorizadas e atribuídas nos times que serão capazes de executá-las. Se o projeto é, por exemplo, expansão da rede de conexão em uma nova cidade, o primeiro ciclo poderia tratar do mapeamento da estrutura necessária para a cobertura. Separe o time para esta tarefa, priorize as atividades, compartilhe conhecimentos e quando finalizado, parta para o próximo sprint.
Dica 2: Defina um P.O! E monte o time
Product Owner (PO) é o profissional responsável por entender a demanda do projeto, saber o que precisa e o que não pode ser feito. Também é responsável por incentivar as pessoas com foco no resultado.
Em seguida, é hora de montar os times! Como esta metodologia trabalha em ciclos, estes ciclos precisam ter times comprometidos com as demandas, com objetivos claros. Construa uma equipe de alta performance e comprometida com a entrada dos resultados no tempo esperado.
Dica bônus: Não esqueça também de definir um líder. Na metodologia, ele é chamado de “scrum master”, é terá o dever de orientar a estrutura do projeto. O scrum master funciona como um “facilitador’’ para o time.
Dica 3: Planeje o Sprint, e revise-o
Tenha clareza sobre o resultado esperado com o projeto como um todo. Dessa forma será possível dividir as etapas, alocando-as para os times que deverão desenvolvê-las. Trabalhe a comunicação constante entre os times, compartilhando aprendizados e necessidades. Defina, dentro dos ciclos de atividades, as prioritárias. E, a partir disso, execute-as primeiro. É importante que o time esteja ciente da priorização destas atividades, para que foque no resultado de cada ciclo.
Lembre-se que o Scrum utiliza uma metodologia ágil, por isso, permite trabalhar na otimização dos processos e principalmente em suas adaptações frente a mudanças. Ele ajuda a construir prazos ‘’justos’’, que deverão levar em conta a demanda do cliente, mas principalmente a viabilidade e qualidade do projeto ou produto final.
Para ficar por dentro de outros conteúdos sobre tecnologia e gestão de negócios, nos siga nas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram e Linkedin.
Comentários