
7 dicas para manter um planejamento estratégico
Pensar o futuro de modo estratégico, traçando metas e estabelecendo objetivos, é fundamental para o crescimento saudável de seu Negócio
Enquanto algumas empresas tomaram decisões precipitadas e tiveram dificuldade ao lidar com a pandemia, outras conseguiram se reinventar e crescer apesar do cenário de crise. O que permitiu que alguns negócios mantivessem a “casa em ordem” nesse período? Uma boa resposta está na clareza do planejamento estratégico dessas empresas.
Negócios bem sucedidos têm identidade organizacional, isto é, missão, visão e valores bem definidos, além de posicionamento e propósito coesos. Também entendem a razão pela qual existem, o impacto a ser causado, seus objetivos e metas, e o caminho a trilhar: ou sejam, tem planejamento.
É através do planejamento estratégico que sua Empresa irá se posicionar perante ao mercado e, com isso, definir metas e objetivos de curto prazo (até 6 meses), médio (1 a 2 anos) e longo prazo (3 a 5 anos). Você mantém um planejamento estratégico para o seu negócio? Veja por onde começar:
1. Tenha balizadores para seu planejamento
Lembre-se de construir todo o planejamento estratégico baseado na identidade organizacional e no propósito da organização.
2. Utilize ferramentas que vão trazer clareza para a definição do posicionamento da organização
Um bom exemplo é a matriz SWOT, que permite identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Entender o cenário interno e externo da organização é peça essencial para definir as possibilidades e as metas. Outras ferramentas que podem ser úteis: Matriz GUT e Plano de Ação 5W2H.
3. Construa um planejamento participativo, independente do tamanho da sua organização
À depender do número de pessoas envolvidas na sua Empresa, o planejamento pode envolver todos os colaboradores. Caso não seja possível, faça em níveis, onde a direção define as metas globais e a medida que essas informações descem aos departamentos, setores e equipes, cada nível novamente reunido define as metas específicas.
4. Defina, em todos os níveis, metas SMART: específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e tangíveis
Suas metas devem ser possíveis de serem alcançadas, visando o interesse da organização crescer, faturar mais, contribuir para o mercado, expandir ou quaisquer outros objetivos que sua Empresa tenha.
5. Construa formas de acompanhamento das metas
Tenha conhecimento sobre o que precisa ser cumprido, e mantenha fácil acesso a isso, para que todos os colaboradores possam acompanhar. Esta clareza traz motivação para a entrega. Além disso, pode servir de incentivo para a instalação de processos internos que motivem sua equipe a atingir as metas. Podem ser programas de recompensa, cursos ou palestras internas, por exemplo.
6. Comunique seu planejamento para toda a equipe
Da mesma forma que seus colaboradores precisam estar cientes da identidade organizacional, eles também precisam estar cientes do planejamento. Garanta condições para que todos os colaboradores façam parte destes objetivos, participem e engajem-se com o propósito.
7. Uma meta precisa ser monitorada
Acompanhe e se necessário, redefina a meta e trace um novo caminho. Assim como o planejamento estratégico, esteja sempre pronto para rever algo que foi definido, seja para aprimorar, seja para corrigir algum ponto.
Uma empresa com clareza do percurso a ser trilhado, que trabalha no hoje mas em paralelo agrega valor para atravessar períodos difíceis, tende a estar mais preparada para as adversidades. Empresas com um planejamento estratégico claro também tem mais facilidade ao desenvolver novos produtos, entregar serviços de maior valor e corresponder melhor às expectativas dos seus clientes. Planejar resulta em trabalho de mais qualidade e garantia de longevidade para o seu Negócio.
Para ficar atualizado sobre novidades e tendências em tecnologia e gestão, nos acompanhe nas nossas redes: estamos no Facebook, Instagram e Linkedin.
Comentários